quarta-feira, 2 de abril de 2014

Dia Mundial do Autismo - O Brilho Autista



Dia Mundial do Autismo

O Brilho Autista

     Assim como a Síndrome de Down, o autismo atinge diversas crianças, prejudicando muito seu desenvolvimento social. Porém, existe uma grande desenvoltura em torno disso. São pessoas comuns. Se vestem como nós, observam como nós. Pulam, brincam, assistem como nós. Com dificuldades de comunicação, sociabilização ou inadequação a comportamentos tidos “normais” e “aceitáveis”, ser autista é conviver com as limitações que os olhos ao redor lhe impõem. Ser pai ou mãe de um autista, é acreditar que em uma sociedade como a nossa, existe sim, um jeito para o alcance do sucesso, e talvez, um sucesso mais glorificado que o normal. Não ter as mesmas características não diz que somos incapacitados, diferentes. E sim, que você é capacitado muito mais, e que se opõem por uma força especial. Encontramos diversas pessoas que são ou eram autistas conquistarem a si mesmo e o mundo.
     A produção, desenvolvimento e inclusão, ocorrem e correm por dentro do nosso espaço mental, do nosso sentimento e cuidado atrás disso tudo. O pai que é pai reconhece que o (a) filho (a), apesar de ter suas dificuldades, tem um saber imenso dentro de si, e um amor guardado especialmente para ele. No início é complicado, mas uma complicação que leva ao sucesso, a apresentação do amor, o despertar no imaginário. Assim como as pessoas normais tem suas dificuldades, para os autistas, o apoio familiar e dos amigos, o carinho especial, logo será reconhecido como uma forma de vitória, de compaixão e de demonstração. O grande sorriso de um autista é uma glória e vitória. É a hora em que para todos é repassado algo que jamais foi visto, o grande carinho e felicidade.
     É hoje e sempre, que o planeta tem o céu azul, o mar azul. E todos os dias, temos o dia azul, para lembrar, que em qualquer fase da vida, o autismo nem qualquer síndrome, não são obstáculos para que se leve uma vida produtiva e normal, e sim, apenas algo que talvez impeça deles fazerem algo, que na verdade, eles mesmos se transformam. O mundo veste azul, na caminhada da conquista sob o autismo. São crianças especiais para um mundo especial. Um mundo onde abrigamos diversas coisas a todo o momento, na busca pelo sorriso do próximo.


Dia 2 de Abril – Dia Azul da Conscientização Mundial do Autismo.

“O sorriso de um autista é a maior vitória, pois além de felicidade ele expressa que uma grande dificuldade foi superada: a capacidade de demonstrar o sentimento.”. 
(Autor desconhecido).

Praia Grande-SP.
02/04/2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário